Práticas e nível de conhecimento sobre doença cerebrovascular em um hospital universitário: Parte 2. Educaçäo médica na nova era de tratamento do infarto cerebral / Knowledge and attitudes regarding stroke in a Brazilian teaching hospital: Part 2. Physicians should be prepared for a new era of stroke treatment
Arq. neuropsiquiatr
; Arq. neuropsiquiatr;55(3B): 580-3, set. 1997. tab, graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-205357
Biblioteca responsável:
BR1.1
RESUMO
Objetivos:
Determinar o nível de conhecimento e a condutra prática dos médicos de um hospital universitário diante do acidente vascular cerebral encefálico (AVE).Contexto:
Hospital Universitário. Entrevista direta de amostra de 762 médicos e professores.Método:
Pré-teste para otimizaçäo do instrumento e cálculo amostral. Entrevista de 48 médicos sorteados. Inquérito consistindo em 32 questöes sobre fisiopatologia, epidemiologia e mortalidade, clínica, fatores de risco, evoluçäo e tratamento, comportamento pessoal diante da doença.Resultados:
Os médicos revelam adequado nível de conhecimento teórico sobre o AVE. Entretanto valorizam excessivamente a presença de cefaléia como indicador da doença, e tendem a subestimar a importância epidemiológica e as possibilidades de intervençäo e recuperaçäo após o icto.Conclusöes:
A comunidade estudada näo parece ter absorvido as mudanças fundamentais de atitude médica diante da doença cerebrovascular. A necessidade de disseminar o conceito do AVE como urgência médica exigirá esforços educacionais específicos em nível de graduaçäo e pós-graduaçäo.
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Transtornos Cerebrovasculares
/
Competência Clínica
/
Hospitais Universitários
Tipo de estudo:
Risk_factors_studies
Limite:
Humans
País/Região como assunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
Pt
Revista:
Arq. neuropsiquiatr
Assunto da revista:
NEUROLOGIA
/
PSIQUIATRIA
Ano de publicação:
1997
Tipo de documento:
Article
País de publicação:
Brasil