Development and verification of internal structure of the Adult Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Screening Inventory / Construção e verificação da estrutura interna do Inventário de Rastreamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos
Estud. Psicol. (Campinas, Online)
; 36: e150492, 2019. tab
Article
em En
| LILACS
| ID: biblio-975303
Biblioteca responsável:
BR27.1
ABSTRACT
The aim of this study was to develop the Adult Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Screening Inventory, a self-report instrument for assessing symptoms as well as to verify the internal structure of the instrument. Based on the proposed Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders V Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder diagnostic criteria, the Screening Inventory was developed and administered. The participants were 421 individuals divided into two groups, with and without Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder diagnosis. The instrument items were analyzed and validated for content by a panel of expert judges. It was found that the instrument structure is composed of two factors, namely, Inattention and Hyperactivity/Impulsivity (Cronbach's alpha 0.97 and 0.96, respectively). In general, the observed data provided validity evidence based on content and internal structure of the instrument, which complies with the latest edition of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, proving to be a favorable instrument for the investigation of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder symptoms in Adults.
RESUMO
O objetivo do presente estudo foi desenvolver o Inventário de Rastreamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos, bem como verificar a estrutura interna do instrumento. Com base nos critérios diagnósticos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, foi desenvolvido e aplicado o Inventário de Rastreamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos. Participaram da pesquisa 421 indivíduos divididos em dois grupos, com e sem diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os itens do instrumento foram submetidos a análise de juízes, o que acarretou ao instrumento evidências de validade com base no conteúdo. Verificou-se que a estrutura do instrumento é composta por dois fatores, a saber, Desatenção e Hiperatividade/Impulsividade (alfa de Cronbach 0,97 e 0,96, respectivamente). Em linhas gerais, os dados observados fornecem evidências de validade com base no conteúdo e na estrutura interna para o instrumento, que está de acordo com a última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, mostrando-se favorável para investigação dos sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos.
Palavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
/
Reprodutibilidade dos Testes
/
Transtornos Mentais
Tipo de estudo:
Diagnostic_studies
/
Guideline
/
Screening_studies
Limite:
Humans
Idioma:
En
Revista:
Estud. Psicol. (Campinas, Online)
Assunto da revista:
Psicologia
Ano de publicação:
2019
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil