Agentes comunitários de saúde e o acolhimento aos doentes com tuberculose no programa saúde da família
Bol. pneumol. sanit.
; 12(3): 145-154, 2004.
Article
em Pt
| ColecionaSUS
| ID: biblio-944572
Biblioteca responsável:
BR463.1
Localização: BR463.1
RESUMO
A tuberculose continua sendo um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A doença está associada a fatores sócio-econômicos, especialmente nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. O Ministério da Saúde (MS) definiu a tuberculose como prioridade entre as políticas governamentais de saúde e, atualmente, a Secretaria de Políticas de Saúde (SPS), por meio do Departamento de Atenção Básica, estabeleceu parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por meio dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e de Saúde da Família (PSF), com estratégias para reorganização da atenção básica do país mediante as quais seria possível controlar a tuberculose. Objetivo:
estudar a importância da atuação do agente comunitário de saúde (ACS) no acolhimento aos doentes com tuberculose em uma Unidade de Saúde da Família (USF).Metodologia:
foi realizada pesquisa de campo com entrevista semi-estruturada com 11 ACSs em uma USF na zona norte do Município de São Paulo; foi realizada análise qualitativa por meio do discurso do sujeito coletivo (DSC).Resultados:
o vínculo formado entre ACS e o doente favorece a comunicação, a compreensão do processo saúde-doença, fortalecendo os doentes mais fragilizados. O discurso mostra que o ACS é o que apreende melhor a complexidade do problema da tuberculose no meio onde vive e forma maior vínculo com os doentes em tratamento. Neste sentido, conclui-se que o ACS é peça fundamental na proposta de controle da tuberculose nos locais onde o PACS e o PSF estão implantados. Entretanto, este profissional precisa ser melhor preparado e amparado dentro do programa
Buscar no Google
Coleções:
06-national
/
BR
Base de dados:
ColecionaSUS
Assunto principal:
Tuberculose
/
Agentes Comunitários de Saúde
Tipo de estudo:
Qualitative_research
Idioma:
Pt
Revista:
Bol. pneumol. sanit.
Ano de publicação:
2004
Tipo de documento:
Article