Your browser doesn't support javascript.
loading
Fisioterapia associada à terapia assistida por animais em criança com paralisia cerebral: estudo de caso / Physical therapy associated with animal assisted therapy in child with cerebral palsy:casestudy
Morais, Camila Soares Izidoro; Pires, Shaiane Alves; Martinello, Micheli; Marques, Claudia Mirian de Godoy.
Afiliação
  • Morais, Camila Soares Izidoro; Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis (SC). BR
  • Pires, Shaiane Alves; Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis (SC). BR
  • Martinello, Micheli; Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis (SC). BR
  • Marques, Claudia Mirian de Godoy; Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis (SC). BR
Fisioter. Bras ; 23(2): 287-278, mai 19, 2022.
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1436263
Biblioteca responsável: BR1561.1
RESUMO

Introdução:

A terapia com cães, assim como outros animais utilizados para fins terapêuticos, torna a fisioterapia mais prazerosa e está associada a benefícios na postura e movimento, esquema corporal, coordenação motora e funcionalidade nas atividades da vida diária.

Objetivo:

Buscou-se investigar o efeito da Terapia Assistida por Animais (TAA) no equilíbrio, funcionalidade e simetria postural de uma criança com Paralisia Cerebral.

Métodos:

Uma criança de seis anos em intervenção fisioterapêutica baseada na TAA. Para o nível de motricidade fina e grossa, foi utilizado o Gross Motor Function Classification System (GMFCS), para as atividades de vida diária, o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), e para o equilíbrio postural, a Pediatric Balance Scale (PBS). O alinhamento postural foi avaliado por fotogrametria e a análise postural foi realizada por meio do software para avaliação postural (SAPO).

Resultados:

Houve melhora na funcionalidade, equilíbrio estático e dinâmico, alinhamento corporal no plano coronal, identificando alterações na simetria corporal dos segmentos corporais e plano sagital, com deslocamento dos eixos pescoço, tronco e quadril.

Conclusão:

A intervenção com o cão teve efeitos positivos nas habilidades funcionais de uma criança com paralisia cerebral, sendo a estratégia terapêutica eficaz no equilíbrio, seja na manutenção da postura e/ou movimento, com maior independência funcional e, portanto, menor necessidade de supervisão.
Palavras-chave
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Risk_factors_studies Idioma: Pt Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Risk_factors_studies Idioma: Pt Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil