Efetividade da terapia com laser de baixa dose para o tratamento da mucosite em pacientes oncológicos: uma revisão sistemática e metanálise / Effectiveness of low-dose laser therapy for the treatment of mucositis in cancer patients: a systematic review and meta-analysis
Porto Alegre; s.n; 2018. 84 p.
Thesis
em Pt
| LILACS, ColecionaSUS
| ID: biblio-1282311
Biblioteca responsável:
BR1751.1
Localização: BR1751.1; 614(81):616.006.6(043.3), A539e
RESUMO
Introdução:
Um dos efeitos adversos da terapia anticâncer é a mucosite oral (MO) que apresenta complicações relevantes na qualidade de vida, como dor e dificuldades nutricionais. A laser terapia de baixa dose (LLLT) é uma das intervenções profiláticas e terapêuticas para a MO. Apesar de a LLLT ter um papel relevante na profilaxia da MO, o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil ainda não dispõe da padronização desta tecnologia; bem como ainda faltam evidências mais robustas do seu papel curativo da MO.Objetivo:
Investigar a efetividade da LLLT no tratamento curativo da MO em pacientes em oncoterapia.Métodos:
Uma revisão sistemática com metanálise foi realizada nas bases de dados Medline, Embase, Cochrane Library de acordo com as diretrizes do PRISMA e usada para identificar ensaios clínicos randomizados, com grupo controle, sobre MO provocada em pacientes durante e/ou após oncoterapia e a abordagem terapêutica se deu com LLLT, cujos comprimentos de onda estavam entre 632 e 970nm. O protocolo desta revisão sistemática foi registrado no site https//www.crd.york.ac.uk/PROSPERO, a priori.Resultados:
Encontramos 5 estudos clínicos randomizados com um total de 315 pacientes, com metodologia adequada. Houve uma redução de 62% no risco de MO nos pacientes que receberam LLLT em comparação com o grupo controle (RR=0.38 [95% IC, 0.19 a 0.75]). Quando analisamos em subgrupos, o RR nos estudos com adultos foi 0.28 (IC 0.17 a 0.46) e de 0.90 (IC 0.46 a 1.78) nos estudos com crianças e adolescentes.Conclusão:
Identificou-se um pequeno número de estudos com a abordagem terapêutica da LLLT na MO; entretanto, nossa metanálise demonstrou que a estratégia de tratamento é efetiva em pacientes adultos. (AU)Palavras-chave
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
/
ColecionaSUS
Assunto principal:
Sistema Único de Saúde
/
Brasil
/
Saúde Pública
/
Tecnologia Biomédica
/
Terapia a Laser
/
Oncologia
Tipo de estudo:
Clinical_trials
/
Guideline
/
Prognostic_studies
/
Systematic_reviews
Aspecto:
Determinantes_sociais_saude
/
Patient_preference
Limite:
Female
/
Humans
/
Male
País/Região como assunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2018
Tipo de documento:
Thesis
País de publicação:
Brasil