Uso da Escala de Karnofsky e Escala de Piper na avaliação de pacientes hemato-oncológicos internados em um hospital de grande porte: correlação entre fadiga e performance / Use for Karnofski Scale and Piper Scale to evaluate haemato-oncological hospitalized patients in larger size hospital: correlation between fatigue and performance
Porto Alegre; s.n; 2019. 18 p.
Monography
em Pt
| ColecionaSUS
| ID: biblio-1178102
Biblioteca responsável:
BR1751.1
Localização: BR1751.1; 614(81):616-006.6(043), F363u
RESUMO
Introdução:
A Fadiga relacionada ao câncer (FRC) é um sintoma comum e tratável que interfere em diversos aspectos da qualidade de vida¹. Essa fadiga caracteriza-se por uma sensação difusa e persistente de cansaço não aliviado com o repouso e estima-se que 60 a 90% dos pacientes apresentam fadiga (6). A alta ocorrência de fadiga pode comprometer a performance dos pacientes, e uma forma de avaliação é através do índice de Karnofsky que descreve os níveis crescentes de atividade e independência.Objetivo:
Correlacionar o índice de fadiga através da Escala de Piper-Revisada com o nível de performance funcional através da Escala de Karnofsky em paciente com doença oncológicaMétodos:
âEstudo de coorte observacional descritivo quantitativo, do qual participaram 40 indivíduos. O estudo foi desenvolvido em 2 fases (1) primeira avaliação na internação; (2) segunda avaliação na alta Hospitalar. Os indivíduos foram avaliados aplicando o índice de Karnofsky e Escala de Fadiga de Piper-revisada.Resultados:
Observamos na amostra, um aumento da fadiga na alta hospitalar quando comparada com a avaliação da admissão. Já na comparação entre fadiga e performance foi encontrada relação inversamente proporcional moderada significante, ou seja, quanto menor a fadiga, maior a performance do paciente. Demais variáveis foram sem significância.Conclusão:
O índice de fadiga afeta diretamente o grau de performance de indivíduos com doença oncológica.(AU)Palavras-chave
Buscar no Google
Coleções:
06-national
/
BR
Base de dados:
ColecionaSUS
Assunto principal:
Sistema Único de Saúde
/
Brasil
/
Saúde Pública
/
Fadiga Muscular
/
Oncologia
Tipo de estudo:
Observational_studies
Aspecto:
Determinantes_sociais_saude
Limite:
Female
/
Humans
/
Male
País/Região como assunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2019
Tipo de documento:
Monography
País de publicação:
Brasil