Análise de pacientes com lombalgia crônica na classificação de subgrupos de dor lombar
Ribeirão Preto; s.n; 2015. 28 p. tab, graf.
Thesis
em Pt
| SES-SP, SESSP-CTDPROD, SES-SP, SESSP-ACVSES, SESSP-PAPSESSP, SES-SP
| ID: biblio-1082536
Biblioteca responsável:
BR91.2
Localização: BR91.2; WA20, CDRPAP448
RESUMO
Introdução:
A dor lombar é uma das principais, senão a mais frequente, causa de dor, incapacidade funcional e laboral. Há grande dificuldade em manejar pacientes com dor lombar devido à complexidade em identificar o agente causador e/ou um tratamento eficaz. Foi desenvolvida uma abordagem conservadora na tentativa de conduzir os pacientes para subgrupos que contêm um conjunto de critérios dentro do exame para direcionar às estratégias de intervenção que se acreditava levar a melhores resultados para esses pacientes. Na lombalgia crônica há escassez de estudos dentro do algoritmo, já que o sistema de classificação foi primordialmente feito para paciente com dor aguda e subaguda. Fatores como confiabilidade entre examinadores e outras abordagens fisioterapêuticas dentro do sistema ainda necessitam ser pesquisadas.Objetivo:
analisar a aplicação do sistema de classificação em subgrupos na lombalgia crônica e a concordância entre examinadores (com tempos diferentes de formação em fisioterapia entre eles) nos pacientes do serviço de fisioterapia do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.Materiais e métodos:
Foram utilizados ficha de avaliação fisioterapêutica específica, questionário de incapacidade física de Oswestry, questionário de crença de medo e evitação de atividades (FABQ-Brasil), escala visual analógica de dor e o algoritmo do sistema de classificação de dor lombar. Dois terapeutas realizaram as classificações dos pacientes de forma cega um do outro.Resultados:
Na amostra composta por 7 pacientes foi encontrada baixa incapacidade física, maior média de crença de medo e evitação em atividades físicas e média de dor de 4cm. Na classificação dos pacientes foi apontada predominância do subgrupo estabilização e de pacientes que não se encaixavam em nenhum subgrupo. A concordância entre terapeutas foi considerada boa na classificação. Conclusão....
Texto completo:
1
Coleções:
06-national
/
BR
Base de dados:
SES-SP
/
SESSP-ACVSES
/
SESSP-CTDPROD
/
SESSP-PAPSESSP
Assunto principal:
Pacientes
/
Reprodutibilidade dos Testes
/
Classificação
/
Dor Lombar
/
Dor Crônica
Tipo de estudo:
Prognostic_studies
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2015
Tipo de documento:
Thesis
País de publicação:
Brasil