Behavioral Pain Scale e Critical Care Pain Observation Tool para avaliação da dor em pacientes graves intubados orotraquealmente. Revisão sistemática da literatura / Behavioral Pain Scale and Critical Care Pain Observation Tool for pain evaluation in orotracheally tubed critical patients. A systematic review of the literature
Rev. bras. ter. intensiva
; 31(4): 571-581, out.-dez. 2019. tab, graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: biblio-1058057
Biblioteca responsável:
BR1.1
RESUMO
RESUMO Objetivo:
Descrever a adequação de duas escalas comportamentais, a Behavioral Pain Scale e a Critical Care Pain Observation Tool, para a avaliação da dor em pacientes intubados orotraquealmente, internados em unidades de terapia intensiva.Método:
Utilizando a metodologia recomendada pelo Centro Cochrane, foi realizada revisão sistemática da literatura, na base de dados eletrônica EBSCO host (CINAHL Complete, MEDLINE®Complete, Nursing & Allied Health Collection Comprehensive, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Library, Information Science & Technology Abstracts, MedicLatina). Foram realizadas duas pesquisas com os seguintes termos em inglês no campo de pesquisa "behavioral pain scale" AND "critical care pain observation tool" AND "behavioral pain scale" OR "critical care pain observation tool". Dois revisores independentes realizaram a avaliação crítica, a extração e a síntese dos dados.Resultados:
Foram incluídos 15 estudos que evidenciaram que a Behavioral Pain Scale e a Critical Care Pain Observation Tool eram duas escalas válidas e confiáveis para a avaliação da dor em pacientes intubados orotraquealmente e internados em unidade de terapia intensiva. As escalas apresentaram propriedades psicométricas semelhantes, bem como boa confiabilidade.Conclusão:
Ambas as escalas são adequadas para a avaliação da dor em pacientes intubados orotraquealmente, internados em unidade de terapia intensiva, contudo, apresentam limitações em populações específicas como doentes vítimas de trauma, queimados e do foro neurocirurgico. É sugerida a realização de mais estudos sobre o tema e em populações específicas.ABSTRACT
ABSTRACT Objective:
Descrever a adequação de duas escalas comportamentais, a Behavioral Pain Scale e a Critical Care Pain Observation Tool, para a avaliação da dor em pacientes intubados orotraquealmente, internados em unidades de terapia intensiva.Method:
Utilizando a metodologia recomendada pelo Centro Cochrane, foi realizada revisão sistemática da literatura, na base de dados eletrônica EBSCO host (CINAHL Complete, MEDLINE®Complete, Nursing & Allied Health Collection Comprehensive, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Library, Information Science & Technology Abstracts, MedicLatina). Foram realizadas duas pesquisas com os seguintes termos em inglês no campo de pesquisa "behavioral pain scale" AND "critical care pain observation tool" AND "behavioral pain scale" OR "critical care pain observation tool". Dois revisores independentes realizaram a avaliação crítica, a extração e a síntese dos dados.Results:
Foram incluídos 15 estudos que evidenciaram que a Behavioral Pain Scale e a Critical Care Pain Observation Tool eram duas escalas válidas e confiáveis para a avaliação da dor em pacientes intubados orotraquealmente e internados em unidade de terapia intensiva. As escalas apresentaram propriedades psicométricas semelhantes, bem como boa confiabilidade.Conclusion:
Ambas as escalas são adequadas para a avaliação da dor em pacientes intubados orotraquealmente, internados em unidade de terapia intensiva, contudo, apresentam limitações em populações específicas como doentes vítimas de trauma, queimados e do foro neurocirurgico. É sugerida a realização de mais estudos sobre o tema e em populações específicas.Palavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Dor
/
Medição da Dor
/
Cuidados Críticos
Tipo de estudo:
Systematic_reviews
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. ter. intensiva
Assunto da revista:
TERAPIA INTENSIVA
Ano de publicação:
2019
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Portugal
País de publicação:
Brasil