Serviço de tratamento assistido: percepção dos usuários sobre a consulta de enfermagem e verificação dos principais efeitos colaterais durante a terapia do HCV no ambulatório do Instituto de Infectologia Emílio Ribas / Service assisted treatment: perceptions of users about the nursing consultation and verification of the major side effects during HCV therapy in the ambulatory of the Emilio Ribas Infectology Institute
São Paulo; s.n; 2012. 82 p. graf. (BR).
Thesis
em Pt
| SES-SP, SESSP-IIERPROD, SES-SP, SESSP-ESPECIALIZACAOSESPROD, SES-SP
| ID: biblio-1048914
Biblioteca responsável:
BR31.1
Localização: BR31.1
RESUMO
O tratamento para a hepatite C, devido sua importância, tem se tornado uma grande ferramenta da Saúde Pública, devido os benefícios trazidos para a sociedade e paciente, como a melhora da função hepática, redução das formas graves da doença, aumento da expectativa de vida, melhora da qualidade de vida e diminuição do risco da transmissão da doença. Ele deve ser realizado em um Serviço de Tratamento Assistido (STA), onde, antes de iniciar o tratamento, o paciente deverá passar em Consulta de Enfermagem realizada por enfermeiro. Essa etapa é muito importante para o paciente e para o profissional, pois com isso, o enfermeiro tem a oportunidade de criar um vínculo com o paciente, esclarecer suas dúvidas e promover medidas para adesão ao tratamento. Objetivos:
Levantar os dados demográficos da população estudada; verificar se ocorreu a Consulta de Enfermagem antes do início do Serviço de Tratamento Assistido e avaliar os itens que a contemplam, utilizando ótimo, bom, ruim ou não realizado; conhecer os principais efeitos colaterais, de acordo com o sexo; observar quais eram as categorias profissionais que encaminhavam o paciente para a realização da Consulta de Enfermagem; saber qual era o conhecimento do paciente sobre a sua medicação e o seu possível tempo de tratamento; verificar a avaliação final dos pacientes sobre a Consulta de Enfermagem e saber suas sugestões para complemento da assistência.Metodologia:
Trata-se de um estudo prospectivo, com pesquisa de campo exploratória e analítica, com abordagem quantitativa e, um levantamento bibliográfico. O estudo foi realizado no Ambulatório do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER), Hospital Público, localizado na região metropolitana da cidade de São Paulo. A população pesquisada foi constituída por 80 pacientes que participavam do Serviço de Tratamento Assistido, no Ambulatório do IIER, às sextas- feiras, no período de 01 de setembro a 31 de outubro de 2011.Resultado:
O número de pacientes do sexo masculino foi de 56,5% e a faixa etária com maior prevalência foi de > 45 < 55 anos de idade para ambos os sexos totalizando 21,25%. O principal efeito colateral foi a febre no sexo masculino, com 77,7% e, no sexo feminino a cefaléia, com 57,1%. Dos pacientes que saíram da Consulta de Enfermagem 82,25% sabiam qual era o tempo do seu tratamento e 68,5% sabiam qual era o tipo de medicação, da qual faziam uso. Os auxiliares de enfermagem encaminhavam os pacientes para o enfermeiro em 68,75% dos casos. A Consulta de enfermagem na percepção dos pacientes foi avaliada com nota 10, com 48,75%.Conclusão:
Existem diferenças entre os sexos em relação aos efeitos colaterais, porém, não existe esta diferença em relação a faixa etária. Os pacientes estão satisfeitos com a Consulta de Enfermagem realizada no ambulatório do IIER e os profissionais que a realizam estão promovendo a adesão ao tratamento, informando os pacientes de maneira adequada e completa e, realizando assim, uma assistência de qualidadePalavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
06-national
/
BR
Base de dados:
SES-SP
/
SESSP-ESPECIALIZACAOSESPROD
/
SESSP-IIERPROD
Assunto principal:
Doença Crônica
/
Enfermagem Ambulatorial
/
Hepatite C
/
Hepatite Viral Humana
Tipo de estudo:
Observational_studies
/
Risk_factors_studies
Aspecto:
Patient_preference
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2012
Tipo de documento:
Thesis
País de publicação:
Brasil