Your browser doesn't support javascript.
loading
Angioplastia transluminal percutânea sem implante primário de stents para salvamento de membros / Percutaneous transluminal angioplasty without primary implant of stents for saving members. Sao Paulo
São Paulo; s.n; 2013. 57 p.
Thesis em Pt | SMS-SP | ID: biblio-1008665
Biblioteca responsável: BR75.1
RESUMO

Introdução:

A isquemia crítica de membros (ICM) é a forma mais grave de manifestação da insuficiência arterial periférica crônica (IAPC), promovendo alta taxa de morbi-mortalidade e amputação. A terapia endovascular consolidou-se no arsenal terapêutico da IAPC, configurando a primeira opção de tratamento aos pacientes portadores de ICM.

Objetivo:

Avaliar o resultado da angioplastia transluminal percutânea (ATP) sem implante primário de stents quanto às taxas de salvamento de membros e complicações periprocedimento, juntamente com as taxas de perviedade assistida pelo Doppler colorido das lesões alvo.

Materiais e métodos:

Pacientes portadores de ICM foram submetidos a ATP sem implante primário de stents no período de março de 2012 a junho de 2013. Foram incluídos os portadores de alterações classificadas nas categorias 4 e 5 de Rutherford. Foram excluídos os pacientes em que não foi obtido sucesso técnico, totalizando 51 procedimentos. A ICM foi distribuída em território e de acordo com a classificação TASC, sendo 29% aortoilíaco, 51% femoropoplíteo e 20% infrapoplíteo. Os segmentos arteriais tratados foram acompanhados por mapeamento duplex colorido fornecendo taxas de perviedade assistida.

Resultados:

O estudo apresentou taxa de complicação/óbito de 12% com taxa de salvamento de membros de 83,1%. As taxas cumulativas de perviedade primária, primária assistida e secundária em 12 meses foram respectivamente 50,1%, 80,2% e 93,8%. Pacientes apresentavam mais de uma comorbidade associada, prevalecendo a HAS em 76%. Discussão As taxas de salvamento de membros foram elevadas associadas à perviedade primária assistida e secundária. As baixas taxas de perviedade primária não influenciaram no salvamento de membro.

Conclusão:

ATP sem implante primário de stents mostrouse segura e efetiva no tratamento da ICM, com altas taxas de sucesso clínico, podendo ser a primeira opção de tratamento. Como ferramenta aliada o Doppler pode aumentar as taxas de perviedade final.
Assuntos
Palavras-chave
Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: SMS-SP Assunto principal: Angioplastia Idioma: Pt Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Thesis País de publicação: Brasil
Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: SMS-SP Assunto principal: Angioplastia Idioma: Pt Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Thesis País de publicação: Brasil