Your browser doesn't support javascript.
loading
Psicodrama público: por quê? Para quê? / Public Psychodrama: What for? Who for?
Wechsler, Mariângela Pinto da Fonseca.
Afiliación
  • Wechsler, Mariângela Pinto da Fonseca; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sociedade de Psicodrama de São Paulo.
Rev. bras. psicodrama ; 19(2): 13-31, 2011.
Article en Pt | INDEXPSI | ID: psi-53376
Biblioteca responsable: BR85.1
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de, por meio da apresentação de fragmentos de direções da autora no Centro Cultural São Paulo, tecer reflexões sobre o ato/processo vivido pelos frequentadores, apontando para as semelhanças e diferenças entre eles. Da perspectiva das semelhanças pontuam-se as aprendizagens que ambos propiciam para os usuários aprendizagens de ordens singulares, relacionais, culturais, sociais, políticas, éticas e estéticas. Da perspectiva das diferenças entre ato e processo, pontua-se a necessidade dos diretores e gestores do projeto serem corresponsáveis pelos efeitos em curso, atualizando uma leitura articulada às respostas sobre o quê está em jogo, ou seja, a necessidade da demanda do momento, visada dentro do processo, o por quê trabalhar os sofrimentos identificados, o como manejá-los de uma perspectiva sociodramática e o para quê trabalhar a serviço da autonomia e conhecimentos emancipatórios da população, traduzindo a utopia moreniana, que aponta para os movimentos que levam às transformações sociais. Isto faz dolocus Centro Cultural São Paulo uma clínica sociopolítica. Nas considerações finais, é feita uma tessitura sobre a questão Psicodrama, uma ciência ética? Responde-se, pelos vértices da crítica, à uma razão instrumental, e pela necessidade de se devolver ao senso comum o que partiu dele para se formular uma ciência.(AU)
ABSTRACT
Through presenting fragments of the author's directing work at the São Paulo Cultural Centre, this paper aims to reflect on the experiences of those attending these events, pointing out the similarities and differences between one-off acts and process. In terms of the similarities it shows that learning is offered to participants of both one-off acts and the process learning on the individual, relational, cultural, social, political, ethical and aesthetical level. In terms of the differences between act and process, the paper points out that there is a need for both directors and users of this project to be co-responsible for the impact of this work, eliciting their inter-connected understanding of what is being worked with (the demand of the moment within the process), why to work with the identified issues, how to manage these in a sociodramatic manner, and whom does the autonomy and emancipatory knowledge serve, when we implement Moreno's utopian ideas that lead to social transformation. All this turns thelocus, the São Paulo Cultural Centre, into a socio-political clinic. In the final considerations the author reflects on whether psychodrama can be considered an ethical science? Through a critical approach to instrumental reasoning, she argues for the need to return to common sense, what used to be at the starting point of science.(AU)
Palabras clave
Texto completo: 1 Colección: 06-national / BR Base de datos: INDEXPSI Aspecto: Ethics Idioma: Pt Revista: Rev. bras. psicodrama Año: 2011 Tipo del documento: Article
Texto completo: 1 Colección: 06-national / BR Base de datos: INDEXPSI Aspecto: Ethics Idioma: Pt Revista: Rev. bras. psicodrama Año: 2011 Tipo del documento: Article