Your browser doesn't support javascript.
loading
ASSESSMENT OF THE LEVEL OF SATISFACTION OF PATIENTS SUBMITTED TO LATARJET SURGERY UNDER OUTFIT SYSTEM COMPARED TO HOSPITAL SYSTEM.
Ribeiro, Leandro Masini; Cosme, Fillipe Agra DE Oliveira; Lara, Paulo Henrique Schmidt; Pochini, Alberto DE Castro; Ejnisman, Benno; Belangero, Paulo Santoro.
Afiliación
  • Ribeiro LM; Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Centro de Traumatologia do Esporte, São Paulo, SP, Brazil.
  • Cosme FAO; Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, São Paulo, SP, Brazil.
  • Lara PHS; Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Centro de Traumatologia do Esporte, São Paulo, SP, Brazil.
  • Pochini AC; Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Centro de Traumatologia do Esporte, São Paulo, SP, Brazil.
  • Ejnisman B; Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Centro de Traumatologia do Esporte, São Paulo, SP, Brazil.
  • Belangero PS; Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Centro de Traumatologia do Esporte, São Paulo, SP, Brazil.
Acta Ortop Bras ; 31(5): e264837, 2023.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-37876869
RESUMO
A instabilidade anterior do ombro acarreta alterações funcionais que impactam a qualidade de vida do paciente. A cirurgia de Latarjet é um dos procedimentos mais executados para casos de instabilidade recorrente de ombro. Objetivo: Comparar o grau de satisfação dos pacientes submetidos ao procedimento de Latarjet no regime ambulatorial (hospital dia) com o dos operados no regime hospitalar. Métodos: Um questionário foi aplicado em ambos os grupos e uma análise descritiva dos resultados foi realizada. Resultados: Foram incluídos 51 pacientes, com idade média de 29,9 anos, sendo 82,3% homens e 17,6% mulheres. Dos submetidos à cirurgia no hospital dia, 46,1% operaram em até 100 dias depois do primeiro atendimento ambulatorial; já entre os do grupo hospitalar, 76,3% operaram mais de 200 dias depois. O atraso na cirurgia ocorreu com 15,3% dos pacientes do hospital dia contra 68,4% do grupo hospitalar. Do hospital dia, 92,3% pacientes sentiram-se confortáveis em contatar a equipe médica em caso de intercorrências e fariam novamente o procedimento de forma ambulatorial. Além disso, 63,2% dos internados gostariam de ter recebido alta no mesmo dia. O grau de satisfação final em ambos os grupos foi de 100%. Conclusão: A cirurgia ambulatorial garante mais conforto para o paciente, mostrando-se segura e podendo ser performada em tempo hábil e com menos atrasos, o que influenciou a decisão dos pacientes em operar durante a pandemia de COVID-19. Nível de Evidência V, Estudo Transversal.
Palabras clave

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil