Your browser doesn't support javascript.
loading
IMPLEMENTATION OF OTTAWA ANKLE RULES IN UNIVERSITY HOSPITAL EMERGENCY ROOM: PILOT STUDY.
Schiper, Sacha Pugliese; Rodrigues, Hugo Maia; Reis, João Eduardo Lima Ernesto; Silva, Mayara Branco E; Dinato, Mauro; Pagnano, Rodrigo Gonçalves.
Afiliación
  • Schiper SP; Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia, Campinas, SP, Brazil.
  • Rodrigues HM; Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia, Campinas, SP, Brazil.
  • Reis JELE; Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia, Campinas, SP, Brazil.
  • Silva MBE; Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia, Campinas, SP, Brazil.
  • Dinato M; Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia, Campinas, SP, Brazil.
  • Pagnano RG; Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia, Campinas, SP, Brazil.
Acta Ortop Bras ; 31(5): e266034, 2023.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-37876862
RESUMO
Os traumatismos de tornozelo são as lesões musculoesqueléticas mais comuns nas salas de emergência e estão associadas a um grande impacto social e econômico. A solicitação de exames complementares para a entorse de tornozelo baseia-se na suspeita de fratura. As Regras de Ottawa para Tornozelo (ROT) estabelecem critérios para a solicitação de radiografias com o intuito de evitar a realização de exames desnecessários. Objetivo: Avaliar a implementação das ROT como protocolo de atendimento das entorses de tornozelo no pronto-socorro de um hospital universitário. Métodos: Estudo observacional retrospectivo que visou comparar a solicitação de radiografias e a presença de fraturas três meses antes e três meses após a implantação do protocolo. Resultados: Na primeira fase, todos os pacientes com queixa de entorse de tornozelo realizaram radiografias. Na segunda fase, após aplicação das ROT, de 85 pacientes avaliados, apenas 58 realizaram exames complementares, apresentando uma redução de 31,8% na solicitação dos exames de imagem. Não houve diferença na detecção de fraturas entre os dois grupos (p=0,476). Conclusão: As ROT podem ser utilizadas como ferramenta no atendimento das entorses de tornozelo e sua implantação reduziu a solicitação de exames de imagem. Nível de Evidência III, Estudo Comparativo Retrospectivo.
Palabras clave

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil