Your browser doesn't support javascript.
loading
The effects of lingual training: a systematic review with meta-analysis. / Efeitos do treinamento da língua: revisão sistemática com metanálise.
Fonseca, Nathalya de Faria; Motta, Andréa Rodrigues; Freitas, Fernanda Campos de; Nonato, Mariana Rezende; Francelino, Elton Mendes; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes.
Afiliación
  • Fonseca NF; Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Motta AR; Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Freitas FC; Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Nonato MR; Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Francelino EM; Universidade Federal da Bahia - UFBA - Salvador (BA), Brasil.
  • Furlan RMMM; Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil.
Codas ; 35(5): e20210324, 2023.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-37610923
RESUMO
OBJETIVO: Avaliar a eficácia de exercícios mioterápicos no aumento da pressão e da força lingual. Buscou-se, de forma secundária, analisar quais os tipos de exercícios utilizados, os parâmetros de treinamento e os resultados funcionais obtidos. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Revisão sistemática da literatura guiada conforme as diretrizes do protocolo Prisma. CRITÉRIOS DE SELEçÃO: Foram incluídos ensaios clínicos que avaliaram efeitos do treinamento muscular da língua, sem limite quanto ao idioma ou ano de publicação. ANÁLISE DOS DADOS: Incluiu as etapas de eliminação de artigos duplicados; leitura de resumos e exclusão de estudos que não contemplaram os critérios de elegibilidade; leitura na íntegra dos artigos selecionados com extração de informações importantes, reunidas em tabela; e metanálise, realizada por meio do método do inverso da variância. A avaliação da qualidade metodológica dos estudos foi realizada pela ferramenta do Joanna Briggs Institute. A qualidade da evidência foi avaliada pelo Sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. RESULTADOS: A metanálise indicou aumento significativo da pressão máxima anterior e posterior como efeito do treinamento. O exercício mais utilizado foi pressão de língua contra o palato, mas os parâmetros de treinamento variaram entre estudos, não sendo possível afirmar que exercícios isolados promovem melhora funcional. A qualidade da evidência foi considerada baixa. CONCLUSÃO: Os exercícios mioterápicos promovem o aumento da pressão anterior e posterior da língua de indivíduos adultos, porém a qualidade dessa evidência é baixa. Há variabilidade quanto aos tipos de exercícios utilizados e parâmetros de treinamento. Não é possível afirmar que os exercícios promovem melhora funcional.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Lengua / Terapia por Ejercicio Tipo de estudio: Guideline / Systematic_reviews Límite: Adult / Humans Idioma: En / Pt Revista: Codas Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Lengua / Terapia por Ejercicio Tipo de estudio: Guideline / Systematic_reviews Límite: Adult / Humans Idioma: En / Pt Revista: Codas Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil