Your browser doesn't support javascript.
loading
Validation of the Continuing Health Education Policy logical model in the Psychosocial Care Centers. / Validação do modelo lógico da Política de Educação Permanente em Saúde nos Centros de Atenção Psicossocial.
Mattos, Mússio Pirajá; Ferreira, Lorena; Gomes, Daiene Rosa; Esposti, Carolina Dutra Degli.
Afiliación
  • Mattos MP; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória ES Brasil.
  • Ferreira L; Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde. R. Professor José Seabra de Lemos 316, Recanto dos Pássaros. 47808-021 Barreiras BA Brasil. daiene.gomes@ufob.edu.br.
  • Gomes DR; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória ES Brasil.
  • Esposti CDD; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória ES Brasil.
Cien Saude Colet ; 28(8): 2385-2402, 2023 Aug.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-37531546
RESUMO
O estudo objetiva descrever o processo de validação do modelo lógico (ML) da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de Barreiras, Bahia, Brasil. Trata-se de um estudo de avaliabilidade, com especialistas distribuídos no quadrilátero para formação da área da saúde, incluindo gestão, ensino/pesquisa, serviço e controle social, por meio da técnica de consenso Delfos, realizada em duas rodadas. Os itens foram consensuados quando alcançaram mais de 80% de concordância entre os participantes, confirmados pela análise da mediana e do intervalo entre o primeiro e o terceiro quartis. Os resultados refletem o conteúdo validado do ML em cinco componentes técnicos: planejamento, articulação política, coordenação, qualificação técnica e trabalho vivo na produção do cuidado. A estrutura e os processos necessários para a realização das ações de EPS nos CAPS, bem como os resultados esperados em curto, médio e longo prazos, foram descritos no ML. A validação de funcionamento da intervenção contribui para a organização e a adoção de critérios de operacionalidade e fecundidade em uma avaliação formativa que visa fortalecer as práticas de uma política educativa em saúde mental na direção do cuidado integral.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Rehabilitación Psiquiátrica Tipo de estudio: Prognostic_studies Límite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Año: 2023 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Rehabilitación Psiquiátrica Tipo de estudio: Prognostic_studies Límite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Año: 2023 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil