Your browser doesn't support javascript.
loading
Severe irritability in a critically ill preterm infant: a case of delirium at the neonatal intensive care unit.
Moraes, Lucas Hirano Arruda; Maropo, Vanessa Lisbethe Bezerra; Zoboli, Ivete; Falcão, Mário Cícero; de Carvalho, Werther Brunow.
Afiliación
  • Moraes LHA; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria, Pós-Graduação em Ciências da Saúde, São Paulo SP, Brazil.
  • Maropo VLB; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria, Residente de Neonatologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Zoboli I; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto da Criança e do Adolescente, Grupo de Dor e Cuidados Paliativos, São Paulo SP, Brazil.
  • Falcão MC; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria, São Paulo SP, Brazil.
  • de Carvalho WB; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto da Criança e do Adolescente, Centro de Terapia Intensiva Neonatal 2, São Paulo SP, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 17: e20220046, 2023.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-37223840
RESUMO
Delirium é uma síndrome comum em unidades de terapia intensiva, associando-se a maiores morbidade e mortalidade. No entanto, nas unidades de terapia intensiva neonatal, ele raramente é diagnosticado em razão da baixa familiaridade do neonatologista com a suspeita diagnóstica e das dificuldades na aplicabilidade dos questionários diagnósticos. Este relato de caso tem como objetivos mostrar que delirium está presente nesse grupo de pacientes e apontar as dificuldades encontradas no seu diagnóstico e tratamento. Relatamos o caso de um recém-nascido prematuro com enterocolite necrosante, submetido a três abordagens cirúrgicas. O recém-nascido apresentou intensa irritabilidade, tendo recebido altas doses de fentanil, dexmedetomidina, clonidina, cetamina, fenitoína e metadona, sem controle dos sintomas. Em seguida, foi feita a hipótese diagnóstica de delirium e iniciado tratamento com quetiapina, com reversão completa dos sintomas. Este é o primeiro caso notificado no Brasil e o primeiro que descreve a suspensão da quetiapina.
Palabras clave

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Prognostic_studies Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Prognostic_studies Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil