Your browser doesn't support javascript.
loading
MTL-P300 as a marker of the epileptogenic zone and hippocampal functionality in the presurgical evaluation of temporal lobe epilepsy: a systematic review.
Morange, Daniela de Andrade; Martinez-Silveira, Martha Silvia; Amaral, Magali Teresópolis Reis; Trebuchon, Agnès.
Afiliación
  • Morange DA; Université d'Aix-Marseille, Institut de Neurosciences des Systèmes, Marseille, France.
  • Martinez-Silveira MS; Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, Serviço de Neurofisiologia Clínica, Salvador BA, Brazil.
  • Amaral MTR; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Gonçalo Muniz, Salvador BA, Brazil.
  • Trebuchon A; Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador BA, Brazil.
Arq Neuropsiquiatr ; 80(12): 1274-1281, 2022 12.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-36580966
RESUMO
ANTECEDENTES: Nos últimos 20 anos, tem havido um crescente interesse de neurocientistas e médicos em mapear áreas corticais envolvidas na zona epileptogênica (ZE) por meio de potenciais relacionados a eventos (PREs), que permitem avaliar a preservação funcional dessas áreas. Esta revisão é uma atualização das publicações sobre esse tema. OBJETIVO: Investigar a acurácia do potencial evocado cognitivo do lobo temporal medial P300 (medial temporal lobe P300, MTL-P300, em inglês) na detecção da ZE em casos de epilepsias do lobo temporal (ELT). MéTODOS: A revisão sistemática de artigos nas bases de dados PubMed, Embase e Lilacs foi realizada entre fevereiro e dezembro de 2020. Foram incluídos artigos publicados em inglês de 1985 a dezembro de 2020. Estudos adicionais foram identificados por meio de busca nas referências dos estudos selecionados e artigos de revisão. Os estudos foram incluídos pelas seguintes razões: análise detalhada por meio de eletroencefalografia intracraniana (iEEG) da atividade hipocampal; investigações de pacientes com ELT; e correlações entre os resultados de ERP obtidos nas regiões temporais (MTL-P300) e na ZE. RESULTADOS: Nos três estudos analisados, os autores foram capazes de definir a lateralidade da ZE durante a investigação pré-operatória por meio dos resultados do MTL-P300. A sensibilidade deste método foi de 70% a 80%, e a especificidade, entre 70% e 94.7%. Uma das limitações desta revisão foi o baixo número de estudos. CONCLUSãO: Há evidências de que a amplitude reduzida do MTL-P300 tem alta especificidade na identificação da ZE, e este é um bom marcador para o diagnóstico na ELT unilateral. A baixa sensibilidade e a razão de verossimilhança negativa indicam que a resposta MTL-P300 normal não exclui a epileptogenicidade do hipocampo.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Epilepsia del Lóbulo Temporal Tipo de estudio: Systematic_reviews Límite: Humans Idioma: En Revista: Arq Neuropsiquiatr Año: 2022 Tipo del documento: Article País de afiliación: Francia Pais de publicación: Alemania

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Epilepsia del Lóbulo Temporal Tipo de estudio: Systematic_reviews Límite: Humans Idioma: En Revista: Arq Neuropsiquiatr Año: 2022 Tipo del documento: Article País de afiliación: Francia Pais de publicación: Alemania