Your browser doesn't support javascript.
loading
Delayed intensive care unit admission from the emergency department: impact on patient outcomes. A retrospective study. / Retardo na transferência do pronto-socorro para a unidade de terapia intensiva: impacto nos desfechos do paciente. Um estudo retrospectivo.
Aletreby, Waleed Tharwat; Brindley, Peter G; Balshi, Ahmed Naji; Huwait, Basim Mohammed; Alharthy, Abdulrahman Mishaal; Madi, Ahmed Fouad; Ramadan, Omar Elsayed; Noor, Alfateh Sayed Nasr; Alzayer, Wasim S; Alodat, Mohammed A; Hamido, Hend Mohammed; Mumtaz, Shahzad Ahmed; Balahmar, Abdullah; Vasillios, Papas; Mhawish, Huda; Karakitsos, Dimitrios.
Afiliación
  • Aletreby WT; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Brindley PG; University of Alberta - Alberta, Canadá.
  • Balshi AN; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Huwait BM; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Alharthy AM; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Madi AF; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Ramadan OE; Department of Anesthesia, Faculty of Medicine, Tanta University - Tanta, Egito.
  • Noor ASN; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Alzayer WS; Department of Anesthesia, Faculty of Medicine, Ain-Shams University - Cairo, Egito.
  • Alodat MA; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Hamido HM; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Mumtaz SA; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Balahmar A; Department of Obstetrics and Gynecology, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Vasillios P; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Mhawish H; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
  • Karakitsos D; Department of Critical Care, King Saud Medical City - Riyadh, Arábia Saudita.
Rev Bras Ter Intensiva ; 33(1): 125-137, 2021.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-33886862
RESUMO
OBJETIVO: Estudar o impacto do retardo na admissão à unidade de terapia intensiva em mais do que 4 horas nos desfechos de pacientes críticos. MÉTODOS: Este foi um estudo observacional retrospectivo, no qual pacientes adultos admitidos diretamente do pronto-socorro para a unidade de terapia intensiva foram divididos em dois grupos: Tempo Adequado, se admitidos dentro de 4 horas, e Admissão Retardada, nos casos em que a admissão demorou mais do que 4 horas para ocorrer. Compararam-se, entre os grupos, o tempo de permanência na unidade de terapia intensiva e a taxa de mortalidade na unidade de terapia intensiva e no hospital. Foi realizado pareamento por escore de propensão para correção de desequilíbrios. Utilizou-se uma análise de regressão logística para explorar retardo da admissão como fator independente de risco para mortalidade na unidade de terapia intensiva. RESULTADOS: Durante o período do estudo, 1.887 pacientes foram admitidos diretamente do pronto-socorro para a unidade de terapia intensiva, sendo que 42% dessas admissões foram retardadas. Os pacientes com retardo tiveram permanências na unidade de terapia intensiva significantemente mais longas e maior mortalidade na unidade de terapia intensiva e no hospital. Esses resultados persistiram após pareamento dos grupos por escore de propensão. O retardo da admissão foi fator independente de risco para mortalidade na unidade de terapia intensiva (RC = 2,6; IC95% 1,9 - 3,5; p < 0,001). A associação de retardo e mortalidade na unidade de terapia intensiva surgiu após período de retardo de 2 horas e foi mais alta após período de retardo de 4 horas. CONCLUSÃO: O retardo da admissão do pronto-socorro para a unidade de terapia intensiva é fator de risco independente para mortalidade na unidade de terapia intensiva, sendo a associação mais forte após retardo de 4 horas.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Servicio de Urgencia en Hospital / Unidades de Cuidados Intensivos Tipo de estudio: Observational_studies / Risk_factors_studies Límite: Adult / Humans Idioma: En / Pt Revista: Rev Bras Ter Intensiva Año: 2021 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Servicio de Urgencia en Hospital / Unidades de Cuidados Intensivos Tipo de estudio: Observational_studies / Risk_factors_studies Límite: Adult / Humans Idioma: En / Pt Revista: Rev Bras Ter Intensiva Año: 2021 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil