Your browser doesn't support javascript.
loading
Endoscopic Ultrasound-Guided Celiac Plexus Interventions.
Moutinho-Ribeiro, Pedro; Costa-Moreira, Pedro; Caldeira, Ana; Leite, Sílvia; Marques, Susana; Moreira, Teresa; Nunes, Nuno; Bispo, Miguel.
Afiliación
  • Moutinho-Ribeiro P; Gastroenterology Department, Centro Hospitalar e Universitário São João, Porto, Portugal.
  • Costa-Moreira P; Faculty of Medicine, University of Porto, Porto, Portugal.
  • Caldeira A; Gastroenterology Department, Centro Hospitalar e Universitário São João, Porto, Portugal.
  • Leite S; Faculty of Medicine, University of Porto, Porto, Portugal.
  • Marques S; Department of Gastroenterology, Hospital Amato Lusitano, Castelo Branco, Portugal.
  • Moreira T; Department of Gastroenterology, Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, Portugal.
  • Nunes N; Department of Gastroenterology and Digestive Endoscopy, Champalimaud Foundation, Lisbon, Portugal.
  • Bispo M; Department of Gastroenterology, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Hospital de Santo António, Porto, Portugal.
GE Port J Gastroenterol ; 28(1): 32-38, 2020 Dec.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-33564702
RESUMO
A dor abdominal relacionada com doença pancreática pode ser extremamente incapacitante. O bloqueio do plexo celíaco (CPB) guiado por ecoendoscopia (EUS) é utilizado para controlo da dor associada à pancreatite crónica. A neurólise do plexo celíaco (CPN) guiada por EUS é utilizada na terapêutica da dor associada ao cancro do pâncreas, podendo ser utilizada numa fase precoce, após o diagnóstico de doença irressecável. As intervenções no plexo celíaco guiadas por EUS demonstraram ser eficazes no alívio da dor. O sucesso terapêutico é alcançado em aproximadamente 70 a 80% dos pacientes com cancro do pâncreas, e em 50 a 60% dos pacientes com pancreatite crónica. São raras as complicações severas associadas a CPB e CPN. Os eventos adversos mais frequentemente documentados correspondem a diarreia, hipotensão ortostática e a aumento transitório da dor abdominal. Neste artigo, o GRUPUGE apresenta uma perspetiva das intervenções no plexo celíaco guiadas por EUS, onde se abordam os critérios de seleção, questões técnicas relativas aos procedimentos e se analisam os dados sobre sua segurança e eficácia.
Palabras clave

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Idioma: En Revista: GE Port J Gastroenterol Año: 2020 Tipo del documento: Article País de afiliación: Portugal Pais de publicación: Suiza

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Idioma: En Revista: GE Port J Gastroenterol Año: 2020 Tipo del documento: Article País de afiliación: Portugal Pais de publicación: Suiza