Your browser doesn't support javascript.
loading
Reply to: Adequacy of enteral nutrition support in intensive care units does not affect the short- and long-term prognosis of mechanically ventilated patients: a pilot study. / Resposta para: A adequação do suporte nutricional enteral na unidade de terapia intensiva não afeta o prognóstico em curto e longo prazos dos pacientes mecanicamente ventilados: um estudo piloto.
Couto, Cecília Flávia Lopes; Dariano, Ângela; Texeira, Cassiano; Silva, Carolina Hauber da; Torbes, Anelise Bertotti; Friedman, Gilberto.
Afiliación
  • Couto CFL; Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Dariano Â; Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Texeira C; Unidade de Terapia Intensiva, Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Silva CHD; Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Torbes AB; Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Friedman G; Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre (RS), Brasil.
Rev Bras Ter Intensiva ; 32(4): 613, 2020.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-33470365
RESUMO
Nosso estudo "A adequação do suporte nutricional enteral na unidade de terapia intensiva não afeta o prognóstico em curto e longo prazos dos pacientes mecanicamente ventilados: um estudo piloto"(1) foi dimensionado (tamanho amostral) como uma pesquisa para avaliar efeitos em curto prazo e, nesse sentido, não se trata de um estudo piloto. Contudo, não tínhamos informação disponível na literatura e muito menos no cenário brasileiro sobre qual seria o tamanho amostral para um estudo em longo prazo. Assim, ele foi considerado um estudo piloto, o que nos permitiu estimar a magnitude das perdas e dos óbitos e calcular a amostra.(2) A ausência de dados em relação ao que realmente é ofertado é a limitação. Os pacientes foram separados em dois diferentes grupos (≥ 70% versus < 70%) de adequação calórica considerando apenas os registros do que foi prescrito, que constitui informação passível de recuperação em prontuários. No hospital em que foi realizado o estudo, infelizmente, não há registro do que realmente foi ofertado ou, melhor ainda, do que foi entregue. Essa é uma limitação comum nesse tipo de estudo. A progressão da dieta enteral é registrada em prontuário, mas, por vezes, a oferta é menor (por exemplo: pausa para uma tomografia). A falta de avaliação da capacidade funcional do paciente no momento de sua internação na unidade de terapia intensiva (UTI) é uma grande limitação. Ainda assim, é razoável especular que os pacientes que se recuperam ao longo do tempo o façam pela adequação nutricional ou pela tolerância à progressão da dieta - esta última indicando que eles seriam menos graves já na UTI. A inferência é especulativa. O tamanho amostral não permite conclusões definitivas, e o artigo deixa isso claro desde o título. O título ("um estudo piloto") é uma clara mensagem de que a informação será eventualmente usada no planejamento de um estudo maior. Nós agradecemos as considerações e tomamos todas como pertinentes. Esperamos ter esclarecido o principal.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Respiración Artificial / Nutrición Enteral Tipo de estudio: Prognostic_studies Límite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Rev Bras Ter Intensiva Año: 2020 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Respiración Artificial / Nutrición Enteral Tipo de estudio: Prognostic_studies Límite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Rev Bras Ter Intensiva Año: 2020 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil