Your browser doesn't support javascript.
loading
Cardiovascular risk factors among oil refinery workers: ecological study.
Carvalho, Flavia Cortines; Godinho, Marluce Rodrigues; Ferreira, Aldo Pacheco.
Afiliación
  • Carvalho FC; Occupational Department, Duque de Caxias Refinery - Rio de Janeiro (RJ), Brazil. Occupational Department Duque de Caxias Refinery Brazil.
  • Godinho MR; School of Nursing, Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora (MG), Brazil. Universidade Federal de Juiz de Fora School of Nursing Universidade Federal de Juiz de Fora Brazil.
  • Ferreira AP; Department of Human Rights, Health and Cultural Diversity, Sergio Arouca National School of Public Health - Rio de Janeiro (RJ), Brazil. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Department of Human Rights, Health and Cultural Diversity Sergio Arouca National School of Public Health Brazil.
Rev Bras Med Trab ; 18(1): 11-19, 2020.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-32782999
RESUMO
INTRODUÇÃO: O monitoramento da saúde do trabalhador é uma ferramenta indispensável, pois possibilita a construção de indicadores que permitem a identificação de fatores como potenciais riscos à saúde e impactos das cargas de trabalho envolvidas no processo de adoecimento e caracterização do perfil de morbidade do trabalhador. OBJETIVO: Identificar fatores de risco modificáveis e não modificáveis para doenças cardiovasculares em trabalhadores de turno e de jornada fixa de uma refinaria de petróleo e derivados. MÉTODO: Estudo ecológico, de caráter exploratório, descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada no módulo de indicadores do sistema corporativo do serviço de saúde da refinaria, tornando possível a realização de análises temporais sobre a prevalência dos fatores de risco à saúde dos trabalhadores, no período de 2008 a 2017. RESULTADOS: Observaram-se tendência crescente na hipertensão e na diabetes nos trabalhadores ao longo do período analisado e tendência decrescente dos fatores de risco colesterol alto, lipoproteínas de baixa densidade (LDL) alto, lipoproteínas de alta densidade (HDL) baixo, tabagismo e risco coronariano. Ao comparar as prevalências de 2008 e 2017, foi possível também verificar aumento significativo na hipertensão e redução expressiva dos demais fatores de risco, exceto para diabetes. CONCLUSÃO: Pelos dados encontrados, pode-se inferir que os empregados apresentam risco moderado para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, apesar da baixa faixa etária, do nível de escolaridade elevado e dos recursos disponíveis na empresa. Aponta-se para sistematização de programas de promoção de saúde no ambiente de trabalho.
Palabras clave

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Etiology_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Med Trab Año: 2020 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Etiology_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Med Trab Año: 2020 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil