Your browser doesn't support javascript.
loading
The Unified Health System in the Federal District, Brazil (1960 to 2018): revisiting history to plan the future. / O Sistema Único de Saúde no Distrito Federal, Brasil (1960 a 2018): revisitando a história para planejar o futuro.
Göttems, Leila Bernarda Donato; Almeida, Marilza Oliveira de; Raggio, Armando Martinho Badou; Bittencourt, Roberto José.
Afiliación
  • Göttems LBD; Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Setor Médico Hospitalar Norte Conjunto A Bl. 01/Edifício Fepecs, Asa Norte. 70710-907 Brasília DF Brasil. leila.gottems@gmail.com.
  • Almeida MO; Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Setor Médico Hospitalar Norte Conjunto A Bl. 01/Edifício Fepecs, Asa Norte. 70710-907 Brasília DF Brasil. leila.gottems@gmail.com.
  • Raggio AMB; Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Setor Médico Hospitalar Norte Conjunto A Bl. 01/Edifício Fepecs, Asa Norte. 70710-907 Brasília DF Brasil. leila.gottems@gmail.com.
  • Bittencourt RJ; Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Setor Médico Hospitalar Norte Conjunto A Bl. 01/Edifício Fepecs, Asa Norte. 70710-907 Brasília DF Brasil. leila.gottems@gmail.com.
Cien Saude Colet ; 24(6): 1997-2008, 2019 Jun 27.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-31269153
RESUMO
A análise do percurso das políticas de saúde contribui para desvelar os elementos endógenos e exógenos que influenciam na gestão dos sistemas de saúde. Este artigo tem como objetivo descrever a trajetória do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (SUS-DF) no período de 1960 a 2018 e identificar os desafios para ampliar a capacidade de proteção e promoção da saúde da população do DF. Realizou-se análise documental de planos, portarias, relatórios e artigos publicados no período de 1959 a 2018 e coleta de dados secundários em bases de dados do DATASUS e do Governo do Distrito Federal. RESULTADOS a trajetória do SUS-DF foi delineada por meio de ações de organização da assistência, da gestão do sistema de saúde e de formação e desenvolvimento de pessoal de saúde. Indicadores de saúde como a mortalidade infantil e a esperança de vida ao nascer evoluíram positivamente. Houve ampliação da oferta de serviços com aumento no número de leitos, de unidades básicas de saúde e de profissionais, embora insuficiente, dado o aumento populacional. CONCLUSÃO as ações sinalizam para a complexidade crescente da gestão do sistema de saúde, com desafios relacionados à adequação da capacidade de resposta às necessidades de saúde da população e desvelam potenciais internos no campo da formação em saúde.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Política de Salud / Programas Nacionales de Salud Tipo de estudio: Prognostic_studies Límite: Humans País/Región como asunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Año: 2019 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Política de Salud / Programas Nacionales de Salud Tipo de estudio: Prognostic_studies Límite: Humans País/Región como asunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Año: 2019 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil