Modelos experimentais de deficiência limbar em coelhos: análise clínica / Experimental models of limbal deficiency in rabbits: clinical analysis
Arq. bras. oftalmol
; Arq. bras. oftalmol;65(2): 153-160, mar.-abr. 2002. ilus, graf
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-308649
Biblioteca responsable:
BR1.2
RESUMO
Objetivo:
Compararem coelhos três modelos experimentais de destruiçäo das células germinativas (CG) do limbo corneano quanto a aspectos clínicos.Métodos:
Foram utilizados 54 coelhos, 108 olhos, subdivididos em 3 grupos experimentais (G 1), (G2) e (G3), cada um formado pelos OE de 18 coelhos, submetidos às técnicas experimentais (T1), (T2) e (T3), respectivamente, e um grupo controle, formado pelos 54 olhos contralaterais (OD). Nas três técnicas foi utilizado o n-heptanol. Na T1, o n-heptanol foi aplicado por 5 minutos, para remoçäo do epitélio límbico. Na T2, além da aplicaçäo do n-heptanol, realizou-se peritomia e remoçäo da conjuntiva perilímbica até 4 mm do limbo, juntamente com a escarificaçäo do tecido episcleral. Na T3, além dos procedimentos da T2, foi realizada dissecçäo lamelar do limbo abrangendo aproximadamente 1,5 mm na periferia da córnea e 2 mm na superfície escleral. Em todas as córneas dos animais foram estudados seis parâmetros clínicos neovascularizaçäo, perda da transparência, irregularidade da superfície, reparaçäo epitelial, erosäo ou defeito epitelial, granuloma e outras lesöes corneanas.Resultados:
A neovascularizaçäo corneana iniciou-se mais precocemente com a T1 e T2; ocorreu em 100 por cento dos casos com as três técnicas, de forma näo homogênea, variando de leve a intensa; permaneceu estável a partir do 28 dia até o final do experimento (56 dia), foi maior nos quadrantes superior e inferior e menor nos quadrantes nasal e temporal. A perda da transparência e a irregularidade da superfície corneana foram menores com a T 1 que com a T2 e T3, que foram similares entre si. Houve, nas três técnicas experimentais, latência de três dias para o início da reepitelizaçäo, que se completou com a T1 no 7 dia e com a T2 e T3 no 14 dia. Erosäo epitelial corneana e granuloma corneano foram encontradas de forma similar nas três técnicas experimentais.Conclusöes:
A T2 e T3 mostraram-se adequadas como possíveis modelos de ampla remoçäo das CG límbicas, levando a resultados similares nos diversos parâmetros estudados. A Tl se mostrou adequada como modelo de remoçäo parcial do epitélio límbico. Ocorreu conjuntivalizaçäo e neovascularizaçäo nas três técnicas experimentais.
Texto completo:
1
Colección:
01-internacional
Base de datos:
LILACS
Asunto principal:
Limbo de la Córnea
/
Epitelio Corneal
/
Modelos Animales de Enfermedad
/
Células Germinativas
Límite:
Animals
Idioma:
Pt
Revista:
Arq. bras. oftalmol
Asunto de la revista:
OFTALMOLOGIA
Año:
2002
Tipo del documento:
Article
País de afiliación:
Brasil
Pais de publicación:
Brasil