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Uma explicação arquetípica da crucificação de Jesus pela teoria arquetípica da história / The archetypal theory of history and the crucifixion of Jesus
Byington, Carlos Amadeu Botelho.
Afiliación
  • Byington, Carlos Amadeu Botelho; Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. BR
Junguiana ; 34(2): 87-98, dez. 2016.
Article en En, Pt | LILACS | ID: biblio-834683
Biblioteca responsable: BR902.1
RESUMO
Minha teoria arquetípica da história (BYINGTON, 1983) segue os passos de Bachofen e de Neumann com a modificação do conceito do arquétipo matriarcal para o arquétipo da sensualidade, e do arquétipo patriarcal para o arquétipo da organização, ambos presentes na psique da mulher, do homem e do Self cultural (BYINGTON, 2013). Essa teoria descreve a dominância matriarcal durante a vida nômade dos primeiros 140 mil anos da história (WATSON, 2003) e a dominância patriarcal iniciada após a revolução agropastoril, mais de 12 mil anos atrás, quando nos tornamos povos assentados. A seguir, marcada pelos mitos do Buda, há 2.500 anos, e do Cristo, há 2 mil anos, essa teoria descreve o início da implantação mitológica e civilizatória do arquétipo da alteridade, cujos heróis messiânicos pregam a elaboração dos confrontos humanos pela dialética da compaixão. Finalizando, o artigo elabora a dificuldade da transcendência da dominância do arquétipo patriarcal para a implantação do arquétipo da alteridade. Concluindo, o autor tenta explicar a razão para Jesus não haver evitado Sua crucificação na implantação da missão heroica para transformar o deus patriarcal, do Velho Testamento, na Trindade, do Novo Testamento.
ABSTRACT
The archetypal theory of history (BYINGTON, 1983) follows the work of Bachofen and of Neumann with the modification of the concept of the matriarchal archetype as the archetype of sensuality and of the patriarchal archetype as the archetype of organization, both present in the psyche of man and woman and in the cultural Self (BYINGTON, 2013). This theory describes matriarchal dominance during the nomad life 140 thousand years of prehistory (WATSON, 2003) followed by patriarchal dominance begun more than 12 thousand years ago, after the agropastoral revolution, when we became settled societies. Next, marked by the myth of Budha, about 2.500 years ago and by the myth of Christ, 2.000 years ago, this theory describes the beginning of the mythological civilizing implementation of the alterity (otherness) archetype, whose messianic hero preache for the elaboration of human conflicts through the dialectic of compassion. Finally, the article elaborates the difficulty of the transcendence of patriarchal dominance in the implementation of the archetype of alterity. In conclusion, the author tries to explain the reason Jesus did not avoid his crucifixion to implant the heroic mission of transforming the patriarchal God of the Old Testament into the Trinity of the New Testament.
Asunto(s)
Palabras clave
Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: LILACS Asunto principal: Migrantes / Mujeres / Conciencia / Hombres / Mitología Idioma: En / Pt Revista: Junguiana Asunto de la revista: PSICOLOGIA / Teoria Junguiana Año: 2016 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil
Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: LILACS Asunto principal: Migrantes / Mujeres / Conciencia / Hombres / Mitología Idioma: En / Pt Revista: Junguiana Asunto de la revista: PSICOLOGIA / Teoria Junguiana Año: 2016 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil