Conhecimento para apoio aos profissionais responsáveis pelo diagnóstico de citologia anal: revisão narrativa e interpretação de critérios citomorfológicos
Saúde em Redes
; 10(1): 1-24, fev. 2024.
Article
en Pt
|
LILACS-Express
| LILACS
| ID: biblio-1553317
Biblioteca responsable:
BR1973.9
RESUMO
ResumoIntrodução:
O câncer anal é uma patologia considerada rara, apesar de crescente na população. A citologia anal tem sido uma aposta para diagnosticar as alterações pré-neoplásicas, evitando a evolução ao câncer.Objetivos:
I) Abordar aspectos de satisfatoriedade da amostra celular e revisar os critérios citomorfológicos dos achados benignos e malignos nos esfregaços de citologia anal. II) Tornar este artigo um instrumento de suporte aos profissionais de saúde que atuam no setor de Citopatologia vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou à iniciativa privada.Métodos:
Revisão narrativa, com busca nas bases PubMed, Science Direct e SciELO, de fevereiro a abril/2023. DesenvolvimentoA análise da literatura aponta para a aplicação da citologia anal para diagnóstico das alterações induzidas pelo Papilomavírus Humano (HPV) no canal anal. O rastreamento se baseia na semelhança ao controle do câncer de colo uterino e à história natural da doença, reconhecendo que as lesões precursoras evoluem ao câncer invasivo. Essa janela entre a lesão e o câncer abre espaço para detecção precoce. Oportunamente, a técnica pode diagnosticar agentes responsáveis por outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).Conclusão:
Qualificar os laudos de diagnóstico citopatológico pode apoiar o cuidado desde a atenção primária. O intuito deste trabalho foi contribuir com o processo de aprendizagem dos profissionais da saúde e apoiar a saúde pública nas estratégias de garantia de cuidado às pessoas.Palabras clave
Texto completo:
1
Colección:
01-internacional
Base de datos:
LILACS
Idioma:
Pt
Revista:
Saúde em Redes
Año:
2024
Tipo del documento:
Article
País de afiliación:
Brasil