Your browser doesn't support javascript.
loading
Extensão universitária na promoção de ações educativas para o trânsito: Relato de Experiências de um projeto desenvolvido em Marabá (PA)
Araújo, Christian Souza de; Ferraz, Mikaelle Claro Costa Silva; Leitão, Luciana Pereira Colares; Silva, Carlla Danyelle Batista; Godói, Isabella Piassi Dias.
Afiliación
  • Araújo, Christian Souza de; UNINTER. Marabá. BR
  • Ferraz, Mikaelle Claro Costa Silva; Universidade Federal do Piauí. Teresina. BR
  • Leitão, Luciana Pereira Colares; Universidade Federal do Pará. Belém. BR
  • Silva, Carlla Danyelle Batista; Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará ­. Marabá. BR
  • Godói, Isabella Piassi Dias; Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá. BR
Saúde Redes ; 8(Sup 1): 401-419, 20220708.
Article en Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1395904
Biblioteca responsable: BR1973.9
RESUMO
Este é um estudo descritivo que tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão denominado "Educa Mais Trânsito", desenvolvido por discentes e docentes da Faculdade de Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), idealizado para realizar ações educativas em saúde, no município de Marabá (PA), frente aos muitos acidentes de trânsito na região. No Brasil, o Estado do Pará caracteriza-se como o de maior ocorrência, sendo 6.398 internações e 1.159 óbitos apenas em 2018. Em Marabá, no sudeste do estado, registrou-se 296 acidentes e 76 óbitos no mesmo período. Primeiramente, foram realizadas rodas de conversas envolvendo acadêmicos do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva com profissionais que atuam em órgãos ligados a segurança e assistência no trânsito da região. Posteriormente, houve a realização de palestras educativas, peças teatrais (público infantil e jovens), jogos educativos em quatro escolas do município, bem como a realização do I Simpósio de Educação no Trânsito de Marabá. Durante as atividades, observou-se a importância das práticas educativas com foco na promoção da conscientização, sensibilização e mobilização não só de estudantes da região mas, também, do envolvimento deste público com órgãos governamentais no que tange a regulamentação dos eventos do trânsito do município. Neste contexto, reforça-se a importância da parceria universidade e comunidade na formação de cidadãos/ãs conhecedores dos problemas de sua localidade com a sensibilização sobre os sérios problemas de saúde pública como os acidentes de trânsito através de projetos extensionistas.
Licencia
Palabras clave

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: LILACS Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Asunto de la revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Año: 2022 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: LILACS Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Asunto de la revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Año: 2022 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil