Avaliação de dor torácica na unidade de emergência é possível associar os escores de risco cardiovascualr (TIMI, HEART E GRACE) e a presença de placa obstrutiva na angiotomografia de coronárias? / Assessment of chest pain in the emergency unit is it possible to associate cardiovascular risk scores (TIMI, HEART AND GRACE) and the presence of obstructive plaque on coronary computed tomography angiography?
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo
; 32(supl.2B): 137-137, abr.-jun. 2022. tab., graf.
Article
en Pt
| CONASS, SES-SP, SESSP-IDPCPROD, SES-SP
| ID: biblio-1377792
Biblioteca responsable:
BR79.1
RESUMO
INTRODUÇÃO:
Estima-se que quatro milhões de pacientes sejam atendidos anualmente em serviços de emergência do Brasil com a queixa de dor torácica, dos quais apenas 10% serão diagnosticados com síndrome coronariana aguda. Nesse contexto, escores de risco cardiovascular, como TIMI, HEART e GRACE, são utilizados como ferramenta para avaliar a possibilidade de doença arterial coronária (DAC). Inicialmente validados para estimar risco de eventos cardíacos intra-hospitalares, a sua associação com a presença de placa obstrutiva é pouco conhecida.OBJETIVO:
Correlacionar os achados na Angiotomografia de Coronárias (Angio-TC) e os escores de risco cardiovascular, nos pacientes atendidos com dor torácica no pronto-socorro de hospital terciário.METODOLOGIA:
Estudo observacional retrospectivo, baseado na análise de prontuários, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. Foram incluídos pacientes atendidos em pronto-atendimento de hospital terciário com a queixa principal de dor torácica aguda com valores de troponina negativos e ECG sem achados isquêmicos, submetidos a Angio-TC. Lesões coronárias ateroscleróticas foram quantificadas quanto à proporção de estenose luminal, sendo consideradas significativas aquelas com estenose ≥ 50% da luz do vaso em ≥ 1 artéria epicárdica relevante.RESULTADOS:
Foram avaliados 350 pacientes com idade média de 52,6±11,9 anos, sendo 50% mulheres (Tabela 1). Desses pacientes, 72 (20,6%) apresentaram lesão aterosclerótica significativa em Angio-TC. Sexo masculino (OR 1,87; IC 95% 1,08 3,26), idade > 52 anos (OR 2,85; CI 95% 1,6 5,07), diagnóstico de Diabetes Mellitus (OR 2,17; IC 95% 1,12 4,2) e relato de angina típica (OR 2,17; IC 95% 1,12 4,2) estiveram associados de forma independente à presença de placa obstrutiva. Mais de 90% dos pacientes com lesão significativa na Angio-TC, apresentavam escore GRACE e TIMI de baixo risco. O escore HEART < 4 foi calculado em 23,6% dos pacientes com placa obstrutiva (Figura 1).CONCLUSÕES:
A avaliação baseada em características clínicas e nos escores de risco cardiovascular de forma isolada não se mostrou suficiente para excluir de forma segura o diagnóstico de doença arterial coronária. Dessa forma, a Angio-TC é ferramenta complementar importante para o diagnóstico de coronariopatia nos pacientes com dor torácica aguda, possibilitando o início precoce de terapêutica adequada para a prevenção de novos eventos cardiovasculares.
Texto completo:
1
Colección:
06-national
/
BR
Base de datos:
CONASS
/
SES-SP
/
SESSP-IDPCPROD
Asunto principal:
Dolor en el Pecho
/
Enfermedad Coronaria
/
Servicios Médicos de Urgencia
/
Síndrome Coronario Agudo
Tipo de estudio:
Etiology_studies
/
Observational_studies
/
Risk_factors_studies
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo
Año:
2022
Tipo del documento:
Article
/
Congress and conference