Saberes e práticas do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva / Nurse's knowledge and practices in the intensive care unit
Rev. enferm. UFPE on line
; 13(1): 70-78, jan. 2019.
Article
en Pt
| BDENF
| ID: biblio-1006034
Biblioteca responsable:
BR9.1
RESUMO
Objetivo:
analisar o conhecimento e a prática do enfermeiro sobre a "assistência de Enfermagem de qualidade" na Unidade de Terapia Intensiva.Método:
trata-se de estudo qualitativo, descritivo, observacional, realizado com dez enfermeiros efetivos da UTI. Aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturado e analisaram-se os dados por meio de Análise de Conteúdo.Resultados:
revela-se que a maioria é do sexo feminino, com idade média de 44 anos e média de formação de 16 anos. Geraram-se duas categorias, sendo que uma refere-se ao conhecimento do enfermeiro sobre a qualidade da assistência de Enfermagem e outra sobre a prática do enfermeiro.Conclusão:
observou-se que os enfermeiros atribuíram a qualidade da assistência ao cuidado centrado no paciente de forma humanizada, holística e segura. Consideraram-se, quanto à aplicabilidade na prática, as atividades desenvolvidas na rotina como processos que garantem uma assistência de qualidade. Contribui-se, pelos resultados, para planejamentos e melhoria da assistência de Enfermagem.(AU)Palabras clave
Texto completo:
1
Colección:
05-specialized
/
BR
Base de datos:
BDENF
Asunto principal:
Calidad de la Atención de Salud
/
Conocimientos, Actitudes y Práctica en Salud
/
Atención Dirigida al Paciente
/
Humanización de la Atención
/
Seguridad del Paciente
/
Enfermería de Cuidados Críticos
/
Unidades de Cuidados Intensivos
/
Enfermeras y Enfermeros
/
Atención de Enfermería
Tipo de estudio:
Observational_studies
/
Qualitative_research
Límite:
Adult
/
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. enferm. UFPE on line
Año:
2019
Tipo del documento:
Article